quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Campanha tenta salvar tartarugas em risco de extinção


Dois terços da população de tartarugas e cágados do mundo estão ameaçadas pelo crescimento das aglomerações humanas, de acordo com ambientalistas.Para tentar mudar esta situação, está sendo lançada uma campanha de US$ 5 milhões (R$ 14,8 milhões) para salvar as espécies mais ameaçadas.A principal ameaça às tartarugas é seu uso como alimento ou fonte de ingredientes para medicina tradicional no extremo oriente.
Cientistas calculam que alguns tipos de tartarugas podem ser extintos num período de 20 anos. A campanha está sendo promovida por uma série de entidades conservacionistas, entre elas o Fundo de Conservação das Tartarugas, o Centro para Ciências Aplicadas à Biodiversidade e a União Conservacionista Mundial.A lista de espécies que serão alvo da campanha exclui os oito tipos de tartarugas marinhas, mas inclui algumas de água doce.Entre elas estão a roti, da Indonésia, a tartaruga-estrela birmanesa e tartaruga-mapa do Mississipi.
De acordo com o Fundo de Conservação das Tartarugas, 200 das 300 tartarugas de água doce correm risco de extinção e precisam de proteção.Uma das principais ameaças se refere ao consumo da carne de tartaruga como comida.Centenas de milhares de tartarugas foram exportadas nos últimos dez anos dos Estados Unidos para a China, onde são usadas como alimento.

Um comentário:

Angelica disse...

É muito importante para as organizações para ajudar este projecto para salvar a espécie da extinção. Eu ajudo várias organizações e também para abrigos de animais. ontem foi 3 gatos e precisamos de novos tapetes higiênicos . pessoas que nos ajuda muito e isso nos faz muito feliz.