quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Preservação marinha ainda é pouco discutida.



Discussões sobre os problemas que afetam o meio ambiente marinho ocorrem com menos freqüência que os debates sobre o ecossistema terrestre. Essa é a opinião de alguns dos palestrantes do seminário "VIDA MARINHA - Desenvolvimento e Preservação dos Mares", que acontece no dia 16 de maio, no Parque Balneário Hotel, em Santos (SP). Daí a importância desse evento como foro de discussões relacionadas à conservação do ambiente oceânico.
"Nós somos animais terrestres, portanto é natural que prestemos mais atenção aos ecossistemas terrestres. Mas essa visão é míope, pois os ecossistemas marinhos são a base de toda a vida no planeta", afirma Roberto Vámos, Diretor-Presidente da Surfrider Foundation Brasil. Vámos destaca que o evento é importante porque poucas pessoas têm consciência ou sabem dos impactos humanos sobre o ambiente marinho e como está alarmante a situação dos mares atualmente.Na opinião do ambientalista e Presidente do Projeto Baleia Franca, José Truda Palazzo Jr, o governo federal precisa dar mais atenção aos oceanos. "O Ministério do Meio Ambiente prioriza a Amazônia e se esquece do mar brasileiro, onde não se criam áreas protegidas".Ele acredita que o seminário "VIDA MARINHA - Desenvolvimento e Preservação dos Mares" é importante porque a discussão do tema conservação dos ecossistemas marinhos tem se transformado em prioridade na agenda internacional, o que não ocorre ainda no Brasil, segundo ele.
"Eventos como esse servem de alerta para a sociedade e como oportunidade de intercâmbio de idéias, formação de parcerias e alianças para enfrentar os desafios da conservação do mar brasileiro", afirma Palazzo Jr.Berenice Gallo, oceanógrafa e Coordenadora Regional da Fundação Pró-Tamar - Base Ubatuba, acredita que o oceano tem muito ainda para ser estudado e que os impactos causados não são visíveis no ambiente terrestre. "Para muitos, o mar tem capacidade inesgotável de diluir e desaparecer com toda a sujeira jogada nele, o que sabemos que não é verdade".Já com a abordagem da sustentabilidade do ecossistema marinho em meio ao desenvolvimento tecnológico, o Líder de Produção da Dow Guarujá, Climério Pinto, acredita que as discussões voltadas para a sustentabilidade dos ambientes terrestres e marinhos estão crescendo. "Temos diversas movimentações voltadas à sustentabilidade e atuação responsável por parte dos setores privado, público e organizações não-governamentais". O seminário "VIDA MARINHA - Desenvolvimento e Preservação dos Mares" se destina a autoridades; especialistas e estudantes de Oceanografia, Biologia e Meio Ambiente; membros de ONGs; técnicos e especialistas do Poder Público e lideranças comunitárias.

Nenhum comentário: