quinta-feira, 25 de setembro de 2008

SOS Praias



Sacos plásticos, bitucas de cigarros, restos de alimentos e latas de alumínio. O que mais parece uma seleção dos itens de uma lata de lixo doméstica, na verdade é, o que muitas vezes pode-se encontrar ao chegar numa paradisíaca praia do litoral brasileiro. Transformados em verdadeiros lixões, principalmente na temporada de verão, quando aumenta o número de freqüentadores nas praias, as areias e mares tornam-se espelhos das atitudes de cidadãos despreocupados com o bem estar coletivo.Para minimizar o problema e lutar pela preservação do meio ambiente, empresas, ONGs e voluntários têm abraçado a causa, trabalhando em projetos e campanhas educativas que chamam a atenção dos governantes e da população para o destino do lixo urbano.
Recentemente, com apoio do Grupo Abril e da marca de surfwear HD, a ONG (Organização Não-Governamental) SOS Praias Brasil lançou uma campanha que alerta os freqüentadores das praias sobre os lixos que são deixados nelas. Com o slogan "Lixo na praia não pode virar moda", a campanha criada pela Agência Publicitária DPZ, foi veiculada na Revista Capricho, na edição da primeira quinzena de fevereiro.A Abril Cultural que apóia a ONG desde 2003, cedeu espaço na revista para publicação da campanha. Fundada em 1999 por Marcelo Marinello, a SOS Praias Brasil promove desde simples ações que podem começar dentro de casa, como a divisão do lixo orgânico do não-orgânico, como principalmente, outras aplicadas em várias praias no Brasil.
Sempre presentes em eventos de música e esporte - principalmente de surf -, universidades e escolas, Marcelo e sua esposa Heloísa Azevedo viajam pelo Brasil alertando pessoas sobre a necessidade de preservar as praias para garantir uma melhor qualidade de vida. “Somos a ONG oficial do Super Surf e realizamos a gestão ambiental de todas as etapas”, fala Heloisa, referindo-se ao circuito que define a elite do surf nacional.Para prosseguir com o trabalho, a ONG conta com o apoio de outras empresas conscientes da importância de preservar e respeitar a natureza.
Desde abril de 2004, a surfwear Hawaiian Dreams veste a camisa da SOS Praias Brasil. “A HD confecciona camisetas que são utilizadas por nós, por nossos voluntários, atletas e personalidades e também são comercializadas e geram renda para a organização”, comenta.Em um motorhome, uma espécie de casa com rodas, o casal percorre o País colaborando com a limpeza das praias e também recolhendo assinaturas para um abaixo assinado que pede a construção de estações de tratamento de esgotos em todos os municípios litorâneos. De um milhão de assinaturas necessárias para que o projeto se transforme em lei federal, já foram coletas 120 mil.Durante o mês de janeiro, o grupo passou pelo litoral Norte de São Paulo e fizeram várias expedições nas praias locais. Em Ubatuba, na Praia de Maranduba, foi realizado um trabalho com os campistas do Camping Clube Brasil e freqüentadores da praia.
“Fomos até a Ilha da Ponta, que fica em frente ao camping, para coletar o lixo deixado por visitantes e também levado pelas correntes”, explica Heloisa. “É uma ilha completamente deserta e ninguém se preocupa com a limpeza. Também constatamos que já não existem muitos peixes em volta dessa ilha e até os ouriços já não se reproduzem por lá. Uma perda para todos nós”, lamenta. Em uma das expedições, na Ilha da Ponta, foi colocada uma placa, feita com material encontrado na areia e reaproveitado.Também apóiam essa iniciativa as empresas Tent Beach, Belmacut, Utwo, Impacto Radical, Super Surf, DPZ, Gretta Silk e a Oakley.
Para quem quiser abraçar a causa e colaborar com o projeto é só entrar em contato com a SOS Praias Brasil pelo site www.sospraiasbrasil.cjb.net

Um comentário:

Lilia Tandaya disse...

Olá, fiz um post no meu blog sobre as tartarugas marinhas encontradas mortas na praia Formosa...
Quero somar forças nesse SOS
Vocês podem me passar o email da Rita?
meu e-mail liliatandaya@profotos.com.br
Obrigada!